BALNEÁRIO PINHAL - Na Unidade de Balneário Pinhal a Corsan está investindo na construção de uma ETA para servir à comunidade. Sim, é claro que isto seria motivo de grande festa se esta ETA suprisse toda a necessidade que a população exige: acontece que será gasto um valor considerável para não suprir a necessidade da cidade na alta temporada. Mais um modo de investir dinheiro público de modo a não cumprir o seu papel na totalidade. Não dizemos aqui para não fazer a obra, apenas que sejam planejadas obras que tenham futuro.Torres - Estivemos presentes na audiência pública em Torres, e através deste queremos parabenizar aos trabalhadores de Torres pela mobilização que lotou as dependências do local onde foi executada a audiência, pois cada trabalhador procurou trazer seu amigo, parente, vizinho, demonstrando ao prefeito e aos vereadores presentes que a população quer a Corsan em Torres. Lembramos que o SINDIÁGUA, através deste regional e do presidente Rui Porto, já havia começado um trabalho junto aos vereadores no ano passado, onde por duas vezes ocupamos a tribuna livre da câmara para conversar com os mesmos, esclarecendo os perigos de uma eventual municipalização ou ainda privatização do sistema. No dia da audiência estivemos visitando a Câmara e conversando com algumas autoridades do município. Apesar das cobranças de alguns vereadores, acreditamos que a renovação está encaminhada, basta a Corsan fazer a sua parte.
GPOA/SINOS - Fizemos muitas reuniões de base também nessa região. Nas unidades de
Gravataí e Cachoeirinha encaminhamos ofícios aos chefes das unidades e coordenadores de COP, atendendo às solicitações dos servidores para a melhoria dos serviços prestados à comunidade. Em Canoas, juntamente com o presidente do SINDIÁGUA, o delegado sindical da COP e os chefes, nos reunimos para conscientizar os chefes da Corsan da necessidade de atendermos bem a comunidade, para que se evitasse o que veio a seguir através de protestos da população, como por exemplo o tal “Zé Buracão” (foto), um boneco colocado sobre um conserto da Corsan, “lendo” jornal e “vendo” a água indo fora. E ainda se faz campanha de mídia para economia de água... Esta cidade é muito grande e importante para o sistema Corsan, pedimos às autoridades da Corsan que olhem com responsabilidade para Canoas e que contratem trabalhadores em número suficiente para que não percamos o contracheque, e os que comandam e trabalham na cidade também sejam responsáveis e não inventem banco de horas, e outras frescuras mais. A Corsan é muito grande para caprichos.ASSEMBLÉIA GERAL - É incompreensível porque alguns detentores do poder, que gostam de marcar presença, como é o caso de Canoas, Viamão e Sapucaia do Sul, ao interpretarem o Acordo decidiram descontar horas do dia da Assembléia. Um fato lamentável para os trabalhadores que vão até uma Assembléia defender inclusive o direito dos próprios chefes. Infelizmente, uma nova ação judicial irá resolver o problema causado pela Corsan. Até quando teremos gestores causando passivo trabalhista e nada acontecendo e a empresa assumindo o ônus?
DOIS IRMÃOS - Na unidade de Dois Irmãos houve troca de chefia, esperamos que o chefe que assume, colega de unidade, faça um bom trabalho. E que consiga unir o grupo em torno da Corsan pública, sabemos que não é uma tarefa muito fácil na atualidade.
OSÓRIO – Na foto ao lado, aparece uma adutora de água bruta que foi construída em Osório, ex-Surlit, há algum tempo. Deveria ter vindo por uma rua, mas por problemas que não sabemos, isso não aconteceu e o buraco entre o poste e a árvore (foto abaixo) serviria para a interligação da adutora nova com a velha. Como a Corsan demorou para fazê-lo, o cidadão que mora ali perto não quis ficar com um buraco em frente ou ao lado da sua casa e fechou o buraco com grama. Até quando vamos colocar dinheiro em obras e canos enterrados sem que sejam usados? Esperamos que pelos menos seja investigado porque esta obra ainda não está em uso. Outro (des)caso é o de um
caminhão que ficou preso por muitos dias num posto policial com problemas nos documentos - e a Corsan pagando uma terceirizada para fazer os trabalhos. ELOGIOS - Mas nem tudo é negativo. A obra de esgoto de Osório, já mencionada na edição anterior do Berro, agora consegue arrancar elogios no jornal oficial da Prefeitura do município, e é citada entre as melhores obras do PAC no RS. Claro que devemos relatar o fato aos demais colegas, até em respeito ao trabalho que está sendo executado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário