sábado, 1 de agosto de 2009

PLANALTO MÉDIO - Vilmar Orso


Prefeitura de Erechim – Dia 27/05, houve reunião na Prefeitura de Erechim com o prefeito Paulo Alfredo Polis e o secretário municipal de Meio Ambiente, Francisco Pinto. Pelo SINDIÁGUA, o diretor de Interior Rogério Ferraz, o secretário regional Vilmar Orso e o delegado sindical Neuri. O prefeito diz que só não rompeu com a Corsan em respeito aos funcionários da companhia. Mostrou muita insatisfação com o tratamento recebido. Disse ter ligado três vezes ao presidente da Corsan para ser finalmente instalada uma nova bomba no poço do Aqüífero Guarani, que estava queimada e era necessária para amenizar o racionamento. Também reclamou de ter recebido informações erradas da companhia, pois foi a Brasília e confirmou que recursos do PAC para a região ainda não estavam garantidos. É preciso mais atenção ao município.

Getúlio Vargas – Em reunião de base na US de Getúlio Vargas, dia 28/05, o diretor Rogério fez uma análise da conjuntura em nível estadual, destacando a má gestão do governo dentro da Corsan, quando a maioria dos prefeitos está reclamando da falta de investimento nos seus municípios. A US local está quase sem funcionários (sem condições de trabalho) e nas demais USs vinculadas, a situação é a mesma: Erebango tem um funcionário em laudo e outro trabalhando em Getúlio Vargas. A US tem dificuldade de implantar o sobreaviso por conta das más condições de saúde de um trabalhador, outro que não tem habilitação para dirigir, sobrando um funcionário para toda hora. Por isso, é urgente revisar a questão da lotação ideal dentro das Unidades de Saneamento. O Sindicato nunca foi contra as ferramentas do PMG, e sim contra a má utilização dela, em que a Corsan ganha prêmio e não se vê nenhuma melhoria, principalmente nas unidades vinculadas. Em Erebango, por exemplo, não tem chuveiro para o trabalhador tomar banho após a realização de um serviço de rede.


Prefeitura de Marau – Na caminhada das renovações dos contratos, estivemos dia 26/05 na Prefeitura de Marau, junto com o delegado sindical Cassiano. Fomos recebidos pelo vice-prefeito, sr. Ivanir Roncato, que nos confirmou a possibilidade da renovação do contrato, mas salientou que a Corsan deverá investir mais na cidade. Ficamos algumas horas discutindo caminhos e idéias que possibilitem ao município assinar um ótimo contrato.

Câmara de Sarandi e Rondinha - Com a presença do secretário geral do Sindicato Leandro Almeida, do delegado sindical Celso Grando e deste secretário regional do Planalto Médio, realizamos reunião em Sarandi e Rondinha no dia 21. Em Sarandi foi debatida principalmente a questão da Fundação e a renovação do Contrato de Programa entre Prefeitura e Corsan. Após o encontro de base, fomos recebidos pelo presidente da Câmara de Vereadores, sr. Paulo Collett. Colocamos a necessidade do município assinar um ótimo contrato com a Corsan para dar andamento às necessidades da cidade de Sarandi. Na opinião dos funcionários, a lotação ideal nas USs (que não está completa) e a idade média dos funcionários (a maioria perto da aposentadoria) é umas das maiores preocupações para o bom andamento do serviço e da própria saúde do trabalhador. Em Chapada, o chefe quando passa para entregar material ou produtos para a ETA, não permanece muito tempo na Corsan, para ver os problemas que ocorrem na cidade. O vazamento no decantador na ETA de Rondinha (foto) ocorre há longa data e não foi consertado. A Corsan não libera dinheiro para efetuar o conserto: será preciso que o funcionário compre do seu bolso cimento e areia e faça o conserto?

Nonoai – A reunião com os colegas da Unidade pólo e vinculadas, em Nonoai, dia 21/05, não foi diferente das outras cidades em relação à escala de sobreaviso. Há muitas dúvidas sobre a sua aplicação na US pólo e vinculadas com até 10.000 economias. Nas vinculadas de Trindade e Entre Rios do Sul, como em outras, também não existe nenhuma estrutura de informática para facilitar o atendimento ao público. E há a preocupação com a saída de funcionários da Fundação: lá já saíram dois, em Passo Fundo mais de cinco funcionários se desligaram da Funcorsan. É preocupante.


São Valentim e Barão de Cotegipe - Na US de São Valentim, dia 20/05, em visita à ETA, constatamos muita preocupação dos funcionários com a escala de serviço, que há meses está gerando problemas. O chefe da Unidade não aceita elaborar a escala junto com os funcionários, em função das folgas dos servidores da US de Itatiba do Sul que não é da rede. Os funcionários relataram não ter tido nenhuma reunião com o chefe da US para relatar as dificuldade que enfrentam no dia a dia, desde a manutenção da rede, realização das leituras. A principal preocupação é a questão do abastecimento: teve racionamento de água e foi gasto dinheiro desnecessário, o que poderia ser evitado se as chefias ouvissem as idéias de quem trabalha no local, como por exemplo a transposição do rio Liso até a atual barragem, numa extensão de 6 km. Os funcionários estão esgotados psicologicamente, em razão de todas as pressões que a comunidade está exercendo sobre os serviços da Corsan. É o mesmo caso da US de Barão de Cotegipe, onde o chefe da US é chamado de “Furacão”, pois passa voando e não para a fim de resolver os problemas. Até o prefeito, sr. Vladimir Luiz Farina, está descontente com a Corsan, que não substituiu rede na avenida principal, apesar da Prefeitura ter enviado vários ofícios solicitando a substituição. Hoje, após 10 meses do asfalto novo, já tem oito remendos no asfalto.

Santa Rosa – Como já foi divulgado neste site, no dia 19/05 aconteceu uma grande Audiência Pública em Santa Rosa, quando a população autorizou o prefeito Orlando Desconsi a encaminhar para a Câmara de Vereadores o pedido de autorização para assinatura do Contrato de Concessão com a Corsan. Mas até essa data, foi uma luta árdua de todos – funcionários, diretores do SINDIÁGUA, setores locais - em contato com vereadores, autoridades e população para debater e esclarecer a todos sobre a questão.

Lagoa Vermelha - Na reunião realizada na US de Lagoa Vermelha, dia 12/05, esteve presente o diretor regional do Planalto Médio, Vilmar Orso, e o diretor de Interior do Sindicato, Rogério Ferraz. Foram debatidas questões como o sobreaviso, e a falta de maior empenho dos funcionários na questão da PEC, sendo argumentado que se já tivéssemos a quantidade necessária de assinaturas para entrar com a proposta na Assembléia Legislativa, nosso estado não estaria sendo alvo das multinacionais que querem privatizar nossa água. Outro assunto abordado é o abandono e a falta de condições de trabalho, como por exemplos as vinculadas que não contam com a informática como ferramenta para melhor atendimento ao usuário. Uma preocupação também levantada é quanto ao fato de servidores das vinculadas precisarem utilizar seus veículos particulares na execução dos serviços da Corsan.

Gaurama - No dia 13/05 realizamos reunião com os colegas da US pólo e das vinculadas: a falta de lotação ideal é um problema geral. Também o foco da reunião foi o sobreaviso, que a Unidade tem dificuldade de implantar. A Fundação foi outro ponto de debate, sendo colocada a nossa preocupação com a dificuldade de ter lá representantes comprometidos com a categoria, pois alguns diretores eleitos já foram denunciados por mau uso do dinheiro do Sindicato e da própria Fundação. Outro ponto debatido foi a falta de informações demonstrada pela chefe da US, sendo que a mesma não vai periodicamente às vinculadas. Em Viadutos, mais um descaso com a sociedade: no município, que tem problema de falta de água, foi feita uma rede de 3 km até a cidade de Gaurama. Só falta fazer a interligação! Mas tudo indica que a obra vai completar aniversário sem ser interligada.


Carazinho - No dia 27 de abril, o diretor Vilmar Orso, juntamente com o delegado sindical Natalino e o chefe da US de Carazinho, sr. Ermógenes, tiveram reunião na Câmara de Vereadores daquela cidade, sendo recebidos pela vereadora Sandra Citolin. Ela declarou seu apoio à renovação do contrato de programa com a Corsan. A cidade de Carazinho possui vários poços artesianos irregulares e o prefeito e vereadores estão sendo pressionados por setores da comunidade para que a Corsan passe a outorga destes poços aos usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário