segunda-feira, 6 de abril de 2009

LITORAL/SINOS – Arilson Wünsch

REUNIÕES - Estamos iniciando a negociação de mais um Acordo Coletivo e a mobilização deve ser total - com este objetivo estamos visitando os colegas. Além de levar informações que muitas vezes não chegam até a base, convidamos a todos para se interessar pelo assunto: ou fizemos parte da história ou não adianta reclamar depois. Já sabemos como o joga o outro lado.

CHUVEIRINHOS NA PRAIA – Um dos diversos atrativos no Litoral gaúcho no verão são os populares chuveirinhos na beira da praia. Como usuário, digo que é muito bom sair da praia e passar por uma ''chuveirada''. Por isso, antes que alguém diga que somos contra, temos que esclarecer apenas que deveríamos rever os custos disto e dividir com alguém estes custos. Temos a informação que se gastaram em torno de R$ 100 mil para a manutenção dos tais chuveirinhos nesta temporada, e em torno de 350m³/mês de água em cada um deles.
Muito se fala em privatizar, abrir capital... - mas que tal pedir apoio de alguém para ajudar a pagar esta conta? Ou é só para levar dinheiro à tal PPP (parceria público-privada)?

ALMOXARIFADO PARALELO - Em visita à Osório, em dezembro de 2008, vistoriando a limpeza do canal, o coordenador operacional avistou diversos materiais de uso freqüente na Corsan depositados na captação de Osório. Solicitou aos responsáveis que recolhessem o material e o utilizassem, ainda em dezembro. Em março, ao ir novamente ao canal, para sua surpresa constatou que o referido material ainda não havia sido transportado para o almoxarifado oficial.
Cabem algumas perguntas: existia controle de entrada e saída de material? O material é ''usável''? Se é, foi comprada alguma peça daquelas durante o período em que este material estava esquecido naquele local? Vale lembrar que não existe segurança no primeiro recalque.

ENCONTRO E CONFERÊNCIA DE DELEGADOS - Durante os meses de fevereiro e março aconteceram dois eventos de atividades intensas com os delegados da nossa regional, onde os delegados receberam muitas informações e formação sindical. Se o seu representante ainda não repassou o que foi discutido, cobre dele ou ainda repense a situação, pois ele não pode e não deve apenas ser delegado sindical para ter vantagens - e sim para trabalhar.
Em março tivemos a Assembléia Unificada dos Sindicatos (na foto), quando vários delegados e colegas estiveram presentes. Foi um ato de responsabilidade, enfrentaram as dificuldades e foram para a luta do Saneamento Público e em defesa da Corsan, bem como dos direitos dos trabalhadores gaúchos.





LUCROS E CONTRATOS COM RETRO E CAMINHÃO - A Corsan anunciou aquele lucro que você sabe, mas o que se vê é algo fora da realidade: muitas ETAS, ETES e pátios transformados em matagal, “elevando” a imagem da Corsan. Em Capão da Canoa, carros tendo que fazer “ponte” na bateria (veja a foto) para funcionar. Sem contar a falta de segurança do trabalho em determinados locais.
Talvez haja falta de dinheiro para as mínimas condições de trabalho, mas para o contrato das retro-escavadeiras e caminhão, tem de sobra. Como já foi levantado pelo SINDIÁGUA, em muitas unidades o valor gasto triplicou - e com a mesma empresa. E ainda se fala em cortar gastos e gestão consciente com controle de despesa...

PRESSÃO NO TRABALHADOR - Ainda existe a pressão dos chefes em cima dos trabalhadores, dizendo que pode acontecer o pior pois a situação “tá assim e assado”, que o mundo está em crise, trabalhadores abrindo mão de direitos para manterem seus postos de trabalho, que temos que abrir o capital para melhorar a empresa. E lá se vai um corte no sobreaviso e nas horas extras, assediando moralmente os trabalhadores como se todos fôssemos desinformados e ignorantes. Pelo menos respeitem a inteligência da categoria, pois para a empreiteira não tem corte nenhum, muito pelo contrário. Quando isto será que vai melhorar? A julgar por algumas chefias, apenas políticas, será difícil.
Colega, quando o chefe lhe disser isto, diga que você é solidário, mas que primeiro ele abra mão de sua gorda FG e Verba de Representação e depois faremos a nossa parte também. Por falar em Verba de Representação, pergunte ao seu chefe o nome dos vereadores da cidade e do prefeito e onde ficam a Câmara Municipal e a Prefeitura, e ainda em que dia acontecem as sessões da Câmara. Se ele passar no teste, já é um começo para ser um bom representante da Corsan na cidade.

GARAGEM EM SAPUCAIA - Sugerimos que seja feita uma pesquisa para apurar os gastos da garagem feita em Sapucaia do Sul.

COISAS BOAS – Mas, apesar de tudo, a Corsan tem em seu quadro funcionários capazes de realizar bons trabalhos, se envolverem e levantarem o nome da companhia junto à sociedade, através de atividades que chamam a atenção e são dignas de serem relatadas aqui também.


Em Osório, a equipe que cuida da fiscalização dos trabalhos da empreiteira que executa a obra do esgoto na cidade faz um trabalho que recebeu elogios, então cabe registrar. Na questão da segurança do trabalho, o cuidado e a exigência são muito grandes. Outro cuidado que se tem nesta obra é com a tubulação que é coberta com uma manta de polietileno para proteção contra entrada e saída de correntes parasitas, pois a análise do solo revela teor elevado de sulfatos e cloretos.

Em visita a ETA de Imbé, encontramos uma verdadeira sala de aula montada, à espera de uma escola da cidade. Está sendo feito um trabalho de conscientização das crianças sobre a importância da água e do meio ambiente. Um trabalho exemplar de colegas que, por conta própria, fazem pesquisas e aplicam em defesa do meio ambiente. Eles provam que se a empresa aplicasse recursos na própria categoria para fazer trabalhos de defesa ambiental, não precisaria terceirizar.
Os colegas da unidade de Palmares do Sul e vinculadas destacam o trabalho da chefia local, em relação ao tratamento com os colegas, e também o envolvimento com a sociedade, participando ativamente nos eventos que ocorrem no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário