quinta-feira, 9 de julho de 2009

LITORAL/SINOS – Arilson Wünsch

Reunião de base em Canoas - Estivemos em Canoas no dia 01 de julho, para reunião de base na COP, onde foram tratados de vários assuntos, entre os quais destacamos os seguintes: os servidores estão executando os trabalhos em dias de folga, sem haver convocação oficial por parte da chefia. Isto implica numa série de problemas, como a possibilidade de acidente. E aí fica a pergunta: de quem será a responsabilidade no caso de um acidente? Ainda, neste dia, o cartão não é batido, apenas preenchida uma ficha de atividades externas. Ou seja, o servidor não tem nenhuma garantia.Outro caso no mínimo estranho é que, aos sábados, os trabalhadores de plantão não conseguem registrar o ponto, pois o mesmo não “abre”, o que é um absurdo - se tem escala, deve haver acesso ao ponto.


Domingo trabalhado – Domingo X dia de folga: neste quesito tem algo muito estranho. Entre o domingo trabalhado e o dia de folga trabalhado, a chefia local paga o dia que deu menos horas a 100%. Por exemplo: se o trabalhador está escalado para trabalhar no domingo, e folgar na segunda-feira, como já foi dito ele será convocado na segunda-feira para trabalhar, exatamente no dia em que seria de 100%. Mas a Corsan paga para ele o domingo (em caso de ter menos horas trabalhadas), se a segunda-feira tiver menos horas trabalhadas paga a segunda...
Banco de horas - Outro assunto que causa muita indignação aos trabalhadores desta COP é o saldo de horas, ou seja banco de horas. Sim, nesta COP existe um banco de horas para aquelas horas que não são pagas, mas devidamente autorizadas pelo coordenador.Não há a liberação do cartão para os servidores que necessitem ficar até mais tarde executando tarefas. Ou seja, o registro do ponto fica apenas na ficha externa, autorizada pelo coordenador.


Campanha da Corsan - Foi comentada a campanha da Corsan em defesa da água, para que não seja gasta água em excesso, ou desperdiçada. Mas o questionamento que a população faz para os colegas é o seguinte: qual o motivo da campanha se a própria empresa não cumpre o que é pedido no comercial, desperdiçando água em diversos vazamentos pela cidade? Vazamentos estes que geraram até a colocação dos conhecidos bonecos ''JOÃO BONECÃO'' pela cidade. A nossa credibilidade em Canoas está baixa, pois a população prefere reclamar para o jornal do que para a Corsan, pois se reclama para o jornal o pleito é atendido, e na Corsan não... Seria esta uma estratégia de terceirizar todos os serviços da empresa para ''atender e satisfazer a população?''.


Dia da assembléia - Outro assunto importante foi a questão do desconto do dia da assembléia: foi descontado e dado falta aos servidores que não voltaram ao trabalho após a assembléia geral realizada dia 20 de março deste ano. Informamos que serão tomadas as atitudes jurídicas cabíveis.

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