Audiência Pública em Bento - A Câmara de Vereadores esteve lotada na noite fria de terça-feira, dia 2. Após a sessão de praxe, às 19h aconteceu uma audiência que teve como tema a água. No dia 13 de setembro do ano passado, o contrato da Corsan com o município havia terminado. A Prefeitura quer uma empresa que se responsabilize pela água e pelo esgoto, fato que não era realizado anteriormente. O presidente da Corsan, Mário Freitas, veio de Porto Alegre para a audiência e aproveitou para garantir ao prefeito e vereadores que a Corsan pretende continuar prestando o serviço em Bento Gonçalves, inclusive absorvendo o sistema de esgotamento sanitário.
Decisão é do município - “Esta decisão cabe ao Executivo em primeira instância e em segunda estância ao Legislativo”, disse Freitas. Ou seja, a empresa está aguardando uma posição do município. O presidente ainda destacou que a empresa está realizando pleitos junto ao Ministério das Cidades para viabilizar reformas nas estações de bombeamento do Burati e do Barracão. Para isto, seria necessário um trabalho na barragem São Miguel.
Comunidades carentes – Também estiveram presentes na audiência, lotando um ônibus, moradores das comunidades de Veríssimo de Matos, Linha de Mari e Linha Ferri. Eles reivindicam o término de colocação de canos em alguns pontos, além de uma melhor qualidade da água. Uma moradora chegou a entregar uma garrafa, com a água de má qualidade que chega à torneira de sua casa, ao prefeito Roberto Lunelli, pedindo providências. O presidente da Corsan também foi cobrado por estas comunidades. Ele destacou que, por lei, trechos da zona rural são de responsabilidade do município, mas que mesmo assim a empresa dará a sua contribuição para solucionar o problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário